2022 começou cheio de novas perguntas referentes ao aumento da conta de luz para esse período. Pensando em te ajudar a entender melhor e descobrir qual será a nova taxa praticada em todo território nacional, trouxemos algumas informações relevantes. Confira!
De acordo com um documento interno emitido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na sexta-feira, 5 de novembro de 2021, a tarifa da conta de luz trará um novo aumento para o consumidor no ano de 2022, o reajuste do setor elétrico é previsto para ser superior a 20%.
Foi feita uma projeção sobre o impacto financeiro que a atual crise hídrica do país terá sobre a conta de energia elétrica em todo o território brasileiro, devido às medidas adotadas para garantir o abastecimento de energia e a conclusão não é positiva.
“Nossas estimativas apontam para um cenário de impacto tarifário médio em 2022 da ordem de 21,04%, quando avaliado todo o universo de custos das distribuidoras e incluídos esses impactos das medidas para enfrentamento da crise hídrica”, diz trecho do documento.
No mês de outubro de 2021, a diretoria da Aneel autorizou o aumento na conta de luz em até 16% para cerca de 8 milhões de consumidores do Distrito Federal, Goiás e São Paulo. O reajuste previsto para este ano supera os já realizados anteriormente.
Para que você entenda melhor, o reajuste médio das tarifas acumuladas em 2021 foi de 7,04%, segundo os dados da própria agência. Já no ano de 2020, o aumento médio foi de 3,25%.
Devido ao acionamento das usinas térmicas, que são bem mais caras que as hidrelétricas, os consumidores de energia têm custeado as “bandeiras tarifárias” nos últimos meses, uma taxa extra que é incluída na conta de luz. Isso tem ocorrido por causa da falta de chuvas e do esvaziamento dos principais reservatórios do país.
Como os reajustes de tarifas são feitos anualmente pela Aneel, após analisar os custos de cada distribuidora de energia do país, o porcentual de aumento varia de estado para estado.
Quer saber como se preparar para o aumento do custo de energia elétrica e pagar muito menos?
Energia solar fotovoltaica é uma energia gerada de forma limpa, renovável, sustentável e que está crescendo muito no Brasil e no mundo. Além de oferecer inúmeras vantagens ambientais, esse tipo de geração de energia oferece cerca de 95% de economia na fatura mensal de eletricidade para seus usuários.
Essa fonte de energia é gerada por meio de painéis solares fotovoltaicos que captam a luz do sol e a converte em eletricidade para que seja utilizada em residências, empresas, comércios e agronegócios.
Entretanto, é muito importante ressaltar que cada distribuidora de energia elétrica tem regras para que você conecte o seu sistema de energia solar fotovoltaica na rede elétrica. Por isso é essencial que você faça o orçamento do seu projeto com uma empresa que realmente possa ir até você e fazer uma avaliação precisa da sua necessidade dentro de todas as regras vigentes.
Atualmente o Brasil é um dos países que mais investe nesse tipo de tecnologia, ocupando o 14º lugar no ranking mundial, somando R$ 52,7 bi e 10 GW de potência instalada. Além de possuir diversos tipos de financiamentos para ajudar você a investir em um negócio de retorno garantido!
Desvantagens:
Vantagens:
Você não precisa ir tão longe para saber que os benefícios em se ter um sistema solar fotovoltaico são inúmeros. Você só precisa falar com a empresa certa e começar a economizar a partir do primeiro mês!
Fique livre de vez de pagar altas tarifas na sua conta de energia elétrica. Entre em contato conosco e faça o seu orçamento sem compromisso para saber quanto pode economizar com uma usina solar fotovoltaica!
Clique no botão e faça uma simulação gratuitamente!